3 Cuidados Antes Da Otoplastia

Certos cuidados antes da otoplastia podem ajudar o procedimento se tornar ainda mais tranquilo e eficiente.

Primeiramente, sabe-se que essa a otoplastia é uma cirurgia plástica que corrige as orelhas grandes, que geralmente incomodam e não agradam as pessoas. Esse problema costuma afetar muito a autoestima dos indivíduos.

Além disso, a cirurgia também pode ser realizada em caso de mau desenvolvimento da cartilagem do crânio, o que geralmente causa o aumento das orelhas.

Hoje em dia, a otoplastia é uma cirurgia bastante comum e solicitada pelos pacientes. Portanto, se as indicações dadas pelos especialistas forem seguidas, a recuperação se torna mais rápida e sem complicações,

3 Cuidados Antes Da Otoplastia

Afinal, quais são os cuidados antes da otoplastia?

O procedimento da otoplastia consiste em esculpir a cartilagem para que ela adquira o formato adequado de acordo com as necessidades do paciente.

  • Ele é rápido e simples. A anestesia local é usada e, às vezes, é complementada com sedação para maior tranquilidade do paciente.

O cirurgião molda a cartilagem até que as orelhas tenham o tamanho e as proporções corretas.

Assim, recomenda-se, como em qualquer processo cirúrgico, aplicar uma série de cuidados, apesar de o pós-operatório ser simples e ocorrer de maneira rápida, eficaz e quase indolor.

Portanto, entenda primeiro quais são os riscos da cirurgia para entender porque é importante cuidar adequadamente desse tipo de procedimento.

Os riscos

Apesar de a operação ser simples e livre de grandes riscos, solicita-se estritamente aos pacientes tomem os cuidados específicos indicados pelo médico para cuidar adequadamente da ferida.

No entanto, podem surgir problemas se os cuidados adequados não forem tomados, uma vez que nenhuma operação é excluída dos riscos, por mais simples que possa parecer.

Os riscos mais comuns da otoplastia são:

  • Má cicatrização de feridas, necrose da pele e aparência de um seroma (acúmulo de líquido na pele).
  • Os casos mais graves podem levar a reações adversas à anestesia e o paciente pode até sofrer de embolia pulmonar.

Cuidados básicos antes e depois da otoplastia

Cada pessoa exige um acompanhamento individual do especialista. Assim, ele consegue entender quais são as necessidades do paciente para atingir seus objetivos no resultado final. Então, antes da cirurgia:

  1. Procure obter informações a respeito do procedimento para se tranquilizar e escolha um médico especialista.
  2. Frequente o doutor antes para conversar sobre suas necessidades e avaliar a situação.
  3. Saiba o que deve ser feito para cuidar adequadamente da ferida para que ela cicatrize da forma correta e sem problemas.

Com isso, após a otoplastia o paciente é recomendado com as seguintes questões:

 

  • Dormir com cuidado: embora seja desconfortável, o paciente deve dormir com o curativo para proteger a ferida. Além disso, é preciso evitar dormir em cima das orelhas para que não surjam problemas no local. 
  • Esportes e atividade física: é aconselhável o paciente não praticar esportes durante esse processo, mais ou menos durante 6 meses após a cirurgia.

Apesar disso, após uma semana da cirurgia o paciente consegue retomar as suas atividades diárias gradualmente.

  • No caso das crianças, é importante evitar jogos e atividades difíceis que exigem muito esforço física por cerca de três meses ou mais.

Uma vez totalmente recuperado, o paciente pode retomar sua vida com absoluta normalidade, pois não há riscos e as feridas foram completamente curadas.

Conte com um profissional especialista em cirurgia plástica!

Muitos pacientes podem ser medo do procedimento de uma cirurgia, mas como tudo é feito com anestesia, basta saber a respeito dos cuidados que devem ser tomados. Se tudo feito da forma correta, nenhum problema surge.

Portanto, para evitar qualquer risco, é fundamental escolher um médico experiente, como o Dr. Rummennig Albuquerque. Acesse seu site e entre em contato para saber mais a respeito dos cuidados antes da otoplastia.

Sobre Fice

Veja Também

Com Quantos Anos Pode Fazer Rinoplastia?

A rinoplastia é uma cirurgia plástica bastante requisitada nos dias atuais, principalmente pelas celebridades. Mas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *