Otoplastia Dói?

As pessoas que procuram fazer cirurgia na orelha geralmente se questionam se a otoplastia dói, se o procedimento dura muito tempo e também se demora para se recuperar após a cirurgia.

Sabe-se que essa cirurgia é feita por diversos motivos, mas a razão mais comum é que as pessoas se incomodam com o tamanho da orelha e querem reduzi-la.

Além disso, o que incomoda em relação ao tamanho é a orelha aparecer fora do boné ou chapéu, como também fora do cabelo preso nas mulheres.

Um fato importante da otoplastia é que ela deve ser feita somente quando 85% do ouvido está desenvolvido – o que envolve as crianças de aproximadamente 5 anos.

Otoplastia Dói?

Diversas diretrizes estão envolvidas no processo que o paciente deve saber antes de iniciá-lo. Portanto, entenda mais a respeito do assunto!

Afinal, otoplastia dói?

A cirurgia é sempre realizada sob anestesia geral em pacientes pediátricos. Porém, em alguns casos, dependendo da dificuldade, ela pode ser realizada com anestesia local.

A recuperação da otoplastia não é tão dolorosa. Normalmente, nos primeiros dias os adultos tomam remédios para dor e ficam de repouso nas atividades do dia a dia e no trabalho.

Durante a cirurgia, é fornecido analgésicos aos pacientes – o que faz controlar melhor a dor.

No entanto, no pós-operatório acaba sendo um pouco mais doloroso, mas a dor geralmente é controlada com medicamentos recomendados pelo doutor.

Quanto tempo dura uma otoplastia?

Cada processo é individual e depende das necessidades do paciente, mas geralmente, a otoplastia pode durar em média de 2 a 3 horas.

  • Apesar disso, vale se lembrar que tudo é feito com anestesia para evitar qualquer dor ao paciente.

Conduto, é recomendado a anestesia local porque o controle da dor é facilitado, o que ajuda também na rapidez de recuperação do paciente.

As cicatrizes da cirurgia do ouvido são visíveis?

Os cortes da cirurgia geralmente são feitos em locais nos quais são discretos. Assim, a cicatriz consegue não ser perceptível – o que beneficia o paciente e possibilita uma aparência de orelhas naturais.

Quanto tempo leva para curar a cicatriz e que cuidados devem ser tomados?

Como qualquer ferida operatória, é necessário ter um cuidado especial. Geralmente, é realizada uma sutura intradérmica reabsorvível para que nenhum ponto precise ser removido.

  • Após 48-72 horas, o paciente pode tomar banho normalmente, mantendo a incisão limpa e seca.

É importante secá-la bem com compressas de gaze e até com o secador de ar frio para remover toda a umidade e depois é importante fazer alguns cuidados com um antisséptico.

Em questão de aproximadamente 2 semanas, a ferida deve ter cicatrizado adequadamente.

Período pós-operatório da Otoplastia Dói?

Nesse período, pode surgir algum desconforto, embora seja minimizado com o tratamento apropriado. Além disso, entenda que:

  • Podem surgir desconfortos na hora de dormir se o paciente estiver acostumado a dormir do lado da cirurgia feita. Mas, essa postura não é a mais indicada, já que é fundamental evitar qualquer tipo de pressão na área operada.
  • Geralmente, o paciente poderá retornar as suas atividades diárias, uma semana após a cirurgia.
  • Quanto à possibilidade de realizar atividades físicas intensas que possam afetar a área, recomenda-se adiar por um ou dois meses.

Conheça o Dr. Rummennig Albuquerque

Se você estava pensando em realizar a otoplastia, mas ainda não conhece um médico de confiança, você pode conhecer o Dr. Rummennig Albuquerque, um médico graduado pela Universidade Federal de São Paulo.

Com isso, tenha em mente que essa cirurgia é realizada por um profissional experiente, garantindo a segurança do paciente em todos os momentos.

Portanto, ao entender se a otoplastia dói e como são algumas questões da cirurgia, você pode ficar mais tranquilo, já que todos os cuidados são tomados no procedimento.

Sobre Fice

Veja Também

3 Cuidados Antes Da Otoplastia

3 Cuidados Antes Da Otoplastia

Certos cuidados antes da otoplastia podem ajudar o procedimento se tornar ainda mais tranquilo e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *